Entrevistas, artigos e outras colaborações

40297411951_f1f5e972ea_c.jpg

Menos comunicação em nome da democracia?

Mais que WhatsApp e 'fake news', o conservadorismo impulsionado pela indignação impulsa Bolsonaro

spyer_fig1-8.jpg

Igrejas evangélicas e a Internet cumprem função de escola no Brasil popular

É preciso pensar em como ser mais eficiente no papel de educar os mais pobres

IMG_5363.JPG

Bibliografia inicial para estudar o mundo digital antropologicamente

O interesse pelas possibilidades de pesquisar temas relacionados ao digital vem emergindo em espaços acadêmicos.

Junho 2020

Para Juliano Spyer, o apelo do app para os negócios está na sua facilidade e versatilidade, sem barreiras de entrada em termos de custo ou usabilidade. – Os recursos de áudio e vídeo permitem ao açougue do bairro fotografar a carne e mandar para o cliente. Há um vínculo de confiança muito importante – diz. Leia.

Maio 2020

“A internet se tornou um lugar prepon-derante. É mais fácil conversar com uma pessoa durante o trajeto dela no metrô do que a interrompendo na rua. Há, hoje, a possibilidade de nos adaptarmos à dispo-nibilidade dela e de falar sobre um tema que ela goste”, complementa o antropólogo Juliano Spyer. Faça download do PDF.

Novembro 2017

Antropólogo Juliano Spyer retrata em livro como um povoado da Bahia usa e incorpora as redes sociais Obra faz parte de série de universidade britânica que mergulha no cotidiano digital de nove países. Leia.

Setembro 2018

O que um candidato à presidência vai fazer para se tornar conhecido durante a campanha eleitoral quando tem apenas uns poucos segundos diários do tempo reservado para a propaganda eleitoral obrigatória na TV? Leia.