Entrevistas, artigos e outras colaborações

14447793918_00a19c2fc4_c.jpg
Menção

Foto: Jimmy Baikovicius

Por Frei Betto:

A madame vai à missa; a faxineira dela, ao culto. E os preconceitos católicos, outrora focados nos espíritas e ateus, agora se voltam aos evangélicos, como se todos fossem fundamentalistas. Recomendo, como excelente antídoto ao preconceito, o livro de Juliano Spyer, “Povo de Deus – quem são os evangélicos e por que eles importam” (SP, Geração, 2020).

spyer_fig1-8.jpg

No Le Monde Diplomatique

Tomando de empréstimo a expressão do antropólogo brasileiro Juliano Spyer, tudo indica que os anos 2020 serão marcados pela “década evangélica”. Há boas razões para se acreditar nisso.

Screen Shot 2020-10-12 at 10.23.19.png
Entrevista

Foto:AFP / WB Brasil

"Igrejas evangélicas são estado de bem-estar social informal"

Em entrevista à DW Brasil, antropólogo Juliano Spyer aponta que elite brasileira tem uma visão "estereotipada e muito arrogante” sobre a realidade dos evangélicos, que podem superar número de católicos no país em 2032.

 
 

'Um Brasil evangélico pode ser menos conservador', diz pesquisador

Julho 2021

Em entrevista ao Estadão, Spyer diz que a classe média brasileira é “preconceituosa” e tem uma visão estereotipada e negativa dos evangélicos. Leia mais.

‘A esquerda não tem empatia pelo evangélico’, afirma antropólogo Juliano Spyer

Julho 2021

Em entrevista para O Globo, o autor do livro "Povo de Deus" diz que a esquerda tem, em geral, dificuldade de lidar com a religião. Leia mais.

Esquerda e evangélicos: existe diálogo?

Julho 2021

Quem é ou quem são os evangélicos de esquerda? Nesta edição do Cadernos do NER - Núcleo de Estudos da Religião, um artigo da antropóloga Christina Vital dá início a um debate com cinco comentaristas. Aproveite porque é um luxo de conteúdo.  Acesse aqui.

Brasil 247: Juliano Spyer: “haverá uma nova geração de evangélicos não tão radicais”

Junho 2020

O autor do livro “O Povo de Deus- quem são os evangélicos e porque eles importam”, estuda o movimento evangélico no Brasil e acredita que as próximas gerações, com mais acesso à educação e acesso à renda, “tenha menos interesse pelo cristianismo radical difundido por seus pais”. Leia.

O Globo: WhatsApp é salvação para os pequenos negócios na crise

Junho 2020

Para Juliano Spyer, o apelo do app para os negócios está na sua facilidade e versatilidade, sem barreiras de entrada em termos de custo ou usabilidade. – Os recursos de áudio e vídeo permitem ao açougue do bairro fotografar a carne e mandar para o cliente. Há um vínculo de confiança muito importante – diz. Leia.

Book Review Essay - Journal Tapuya: Latin American Science, Technology and Society Volume 3, 2020 - Issue 1

Maio 2020

Book review essay on Nell Haynes, Social Media in Northern Chile and Juliano Spyer, Social Media in Emergent Brazil - Leia.

Novembro 2017

Antropólogo Juliano Spyer retrata em livro como um povoado da Bahia usa e incorpora as redes sociais Obra faz parte de série de universidade britânica que mergulha no cotidiano digital de nove países. Leia.

Juliano Spyer - Caravelas + Ideia

Setembro 2018

O bate papo é com o antropólogo digital, escritor e educador Juliano Spyer. Ele acaba de lançar o livro “Povo de Deus - Quem são os evangélicos e por que eles importam” que conta quem são os evangélicos, o que eles pensam, o que fazem, como e por que suas igrejas atraem tantos novos adeptos, e quem são eles? Escute.

 

OUTRAS

 
O desafio do consenso entre evangélicos e a esquerda para 2022 - LEIA AQUI

26 de maio de 2021

Igrejas evangélicas e a Internet cumprem função de escola no Brasil popular - LEIA AQUI

17 de agosto de 2018

As escolhas metodológicas para produzir pesquisas colaborativas e comparativas: o caso do "Por Que Postamos" - LEIA AQUI

Setembro - dezembro de 2020

Bibliografia inicial para estudar o mundo digital antropologicamente - LEIA AQUI

24 de dezembro de 2018

Meio&Mensagem: Rigor científico, resultado comercial
- LEIA AQUI

Maio de 2020

Poder 360: TV ou internet, quem vale mais na eleição?
- LEIA AQUI

Setembro de 2018

El País / Opinião
Menos comunicação em nome da democracia? - Leia aqui

Sept. 23, 2023 at 11am

Com apresentação de Caetano, livro sobre evangélicos é lançado | Lauro Jardim - O Globo - Leia aqui

Setembro 2020

Thick Data ajudará a entender eleitores de classes C e D, diz pesquisador - Leia mais

13 de março de 2018